Quem sou eu

Minha foto
HELIÓPOLIS, BAHIA, Brazil
Licenciado em Letras Vernáculas com Habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas - UniJorge. Pós-Graduando em Ensino de Língua Inglesa - UniAndrade/Instituto ALFA. Professor de Língua Inglesa do Colégio Estadual José Dantas de Souza, Heliópólis/Bahia. Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza, Heliópolis/Bahia.

Seguidores

Visitantes

visitas

terça-feira, 20 de março de 2012

A OBRIGAÇÃO DE TRANSFERIR CONHECIMENTO

Também lhe tem disposto o coração para ensinar a outros, a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã.


Êxodo 35.34


É mandamento darmos de graça o que de graça recebemos (Mt 10.8). Durante os três anos e seis meses em que o Senhor Jesus ministrou aqui na Terra, Ele formou seguidores. Essa prática é antiga, tendo em vista que os profetas também tinham suas “escolas”. Ora, os bons servos de Deus se preocupam em transmitir o conhecimento que recebem do Senhor; afinal, quando o Altíssimo dispõe o nosso coração a ensinar, não temos desculpas para não atendermos à Sua direção.


A verdade do Evangelho não veio a nós para nos fazer uma “ilha” de prosperidade, saúde e outras bênçãos, deixando as demais pessoas à mercê da própria sorte. O Senhor nos faz aprender os segredos eternos do sucesso, para que levemos outros a aprendê-los também. Quem é iluminado tem a obrigação de transmitir o que aprendeu aos outros. Em hipótese alguma, nem por qualquer pretexto, devemos fazer isso por algum preço.


Aonde quer que ministrasse, Jesus levava Consigo Seus discípulos. Pelo que ouviam ou viam no dia a dia nas ministrações do Mestre, eles aprendiam a fazer a obra divina. Depois da partida de Cristo, aqueles homens deram continuidade à obra da forma como a viram ser realizada. Portanto, cabe a nós, sendo discípulos do Salvador, aprender e praticar essa lição.


Todas as ordens de uma autoridade devem ser acatadas e cumpridas, e as de Jesus mais ainda. Cristo mandou que ensinássemos tudo o que Ele nos havia ensinado. Se não atendermos a esse mandato, estaremos em rebelião e, consequentemente, fora de Sua proteção. Por outro lado, ao executarmos nossa missão, nós alegramos o coração do Senhor. Ora, a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10), mas, se Ele tiver desgosto de nós, não teremos nada a não ser fraqueza.


Diz a Palavra que o coração de Bezalel foi disposto para ensinar, uma vez que o Senhor colocou esse desejo no coração dele. Se ele não tivesse atendido a essa disposição, não teria desculpas para dizer que não entendeu o recado. Deus nos ensina do mesmo modo hoje, e, se não dermos ouvidos a Ele, estaremos em flagrante rebeldia. No Dia do Juízo, o que faremos com a nossa missão? Então, faça aquilo para o qual o Senhor o comissionou.


Má é a pessoa que aprende o segredo para alcançar as bênçãos divinas, mas não ensina isso aos outros. Entretanto, se ensinarmos ao recém-nascido na fé o caminho de Deus, ele terá sucesso em toda a sua vida e, no futuro, agirá de maneira semelhante com a geração que o sucederá.


Se você observar o ministério de Jesus, verá que era dividido em três partes: ensinamento, cura dos enfermos e libertação dos oprimidos. Por que não fazemos o mesmo? Não seria por isso que não temos alcançado as respostas que Cristo obtinha?


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Mensagem enviada em: 20/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário